Influenciador anuncia ter coronavírus em voo e acaba preso [vídeo]

O influenciador digital canadense James Potok atrasou a viagem de 243 passageiros ao anunciar que tinha acabado de voltar da província de Wuhan, na China. O youtuber alegou não estar se sentindo bem durante o voo, sugerindo ter sido contaminado pelo Novo Coronavírus.

O susto aconteceu no voo 2702 desta segunda-feira (03). A viagem com destino a Montego Bay, Jamaica, atrasou em horas assim que Potok fez o anúncio: “Posso ter a atenção de todos, por favor? Acabei de voltar da província de Wuhan, epicentro do Coronavírus… e não estou me sentindo muito bem. Obrigado.”.

Assim que chegaram ao Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, a equipe de bordo seguiu protocolos de segurança e tratou Potok como “passageiro indisciplinado”, posteriormente entregando-o as autoridades do aeroporto. Diferente do planejado, a tripulação ficou enfurecida com o anúncio do influenciador e logo descobriram a farsa.

Alguns passageiros indignados foram para as redes sociais mostrar sua indignação com o ocorrido. “Voo da WestJet para a Jamaica fez meia volta quando um homem de 29 anos anunciou que tinha o Coronavírus. Parece ser uma pegadinha… 250 passageiros ficaram presos em Toronto, assim como outros 250 em Montego Bay, na Jamaica.”, disse um deles no Twitter.

‘Eu sou artista’

Em entrevista para a Global News, James Potok revela que seu único objetivo era fazer um “vídeo viral”. Em outra ocasião, Polok — que se diz “artista” — fez outra declaração em outro voo para a Jamaica, mas com um conteúdo menos alarmante: “Posso ter sua atenção? Posso ter sua atenção? […] O novo álbum do Lil Wayne acabou de sair, garantam já o seu!”.

James Polok vem da província de Ontário e faz vídeos de música para seus 34 mil seguidores no Instagram — que agora é um perfil privado. Ele é conhecido no YouTube pelo canal Potok Philippe com 715 inscritos e conta com 11 mil ouvintes mensais no Spotify. Durante a entrevista, o influenciador se definiu como “artista” várias vezes.

Polok não é o primeiro influenciador digital que tentou usar o Coronavírus para se promover na internet. Vários influenciadores estão utilizando a doença para vender looks com máscara, posando em casal com máscaras e publicando tutoriais de maquiagem.

O novo Coronavírus já infectou mais de 24 mil pessoas, a maioria em território Chinês e já registrou 494 mortes no país. Apesar de ainda não ter casos confirmados no Brasil, o Coronavírus já é uma “emergência de saúde pública internacional” segundo a Organização Mundial da Saúde.