Covid-19 avança pelo interior e já afeta 217 municípios do estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma análise de 60 dias da interiorização de casos da covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Em 24 de abril, João Pessoa concentrava 64% dos casos confirmados, enquanto o interior do estado contabilizava 36%. Dois meses depois, no dia 24 deste mês, a situação praticamente se inverteu: a Capital soma 28% dos casos e as demais regiões do estado registram a grande maioria de casos da covid-19, com 72%.

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que os dados demonstram a força da terceira fase de interiorização. “Esse fenômeno da interiorização não é exclusivamente paraibano e comprova que não é o momento de a população relaxar. O coronavírus é uma realidade e é preciso que todos tenham consciência disso, do Litoral ao Alto Sertão. Reforçamos a importância de nos mantermos protegidos em casa e as demais medidas de prevenção como a lavagem constante das mãos, o uso de máscaras de proteção e o álcool em gel”, orienta.

Também é possível observar a interiorização na taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na segunda região de saúde, que tem base em Campina Grande, mas contempla todo o Cariri e Curimataú da Paraíba. Em cinco dias, de 22 a 25 deste mês, a taxa subiu de 59% para 71%.